sexta-feira, 3 de julho de 2009

Caro Leitor!

É difícil precisar quando a genealogia surgiu, mas o que sabemos ao certo é que seria impossível fazer uma análise historiográfica da sociedade humana sem antes nos depararmos com essa ciência. Isso porque essa a genealogia está intimamente ligada a outras ciências como a sociologia, a economia, a história da arte ou o direito.

Assim como outros saberes, antes do século XIX, a genealogia também foi usada muitas vezes para ostentar um "direto" a uma posição social ou econômica, dividindo injustamente as sociedades em classes, castas ou clã.

Essa provavelmente seja a visão que muitos ainda tem da genealogia em nossos dias, uma ferramenta criada para envaidecer os homens.

O intuito de nosso Blog é destruir esse estereotipo, e pôr essa fantástica ciência ao alcance de todos: "Nos tornando responsáveis pelo nosso destino como seres humanos, pois só o que conhece seu passado pode construir um futuro melhor para os seus”.


Simon Albuquerque

6 comentários:

  1. Caro Simon:

    Concordo com a sua opinião sobre a Genealogia "Essa provavelmente seja a visão que muitos ainda tem da genealogia em nossos dias, uma ferramenta criada para envaidecer os homens", ou ainda, como muitos pensam, que estamos em busca de favorecimentos por herança de bens materiais, o que dificulta a informação, tanto junto a parentela, quanto no acesso notário. Estou a pesquisar a Genealogia dos Melo, e vejo que, toda a descendênia de Jeronimo de Albuquerque, sozinho ou juntamente com Felipa de Melo Sampaio, nos leva a afirmar que todos os seus descendentes são descendentes dos Melo, pois ambos têm descendência comum, a partir do 4º Senhor de Melo.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Simon Albuquerque as primeiras narrativas genealógicas são encontradas nas Escrituras Sagradas, na linhagem dos patriarcas bíblicos.

    Venício Feitosa Neves.

    ResponderExcluir
  3. Prezado primo Simon Albuquerque bela matéria, parabéns pelos seus esforços, gostaria apenas de corrigir um pequeno equívoco.
    Andrelino Pereira da Silva (Barão do Pajeú) era o 4º filho do Comandante Superior Manuel Pereira da Silva, assim como Joaquina Pereira da Silva (Mãe Joaquina) era o 5º filho, já Dona Filadélfia Pereira da Silva era o 2º filho de Joaquina Pereira da Silva, portanto Joaquina de quem também descendo era sobrinha do Barão do Pajeú.

    Um abraço do primo Venício Feitosa Neves.

    ResponderExcluir
  4. É primo Simon eu também deslizei, Filadélfia Pereira da Silva é que era sobrinha do Barão do Pajeu, já Dona Joaquina era irmã.

    ResponderExcluir
  5. saudacoes
    sou andre costa
    Venho solicitar informacoes de como em Pernambuco posso Obter informacoes sobre familias fixadas poelos anos de 1900 em diante .
    preocuro familia
    alfredo Lopes da costa
    e josefa ou josepha das neves costa
    e tambem Heitor Cavu
    heitor cavo
    heitor cahu/hu'
    familia cavu/vo/hu /hu'
    sao meus avos pois minha mae faleceu em 2005 e ate entao eu nao tinha conhecimento desta historia a nao ser que minha avo era uma India pertencente a aalguma tribo dos Aymores do ES/ EU a conheci ainda em idade de 5 anos.
    Hoje estou em buscas de minhas raizes. ja tenho bastante conhecimento sobre genealogia fazendo parte de grandes centros de pesquisas. como voluntario. mas no brasil E' bem dificil de se encontrar informacoes online. tenho andado pelos sites de imigrantes de varias nacionalidades italianos portugueses espanhol, franceses e nao encontro nada.
    ja escrevi varias vezes para o Ministerio da justica e nada alem de escrver varias vezes para algumas prefeituras de pernambuco e tambem sem respostas ainda.
    agradeco por qualquer informacoes sobre possiveis recursos.
    abracos e obrigado..

    contato: neyous@live.jp
    meu blog: graziaadiosonoitaliano.blogspot.com

    ResponderExcluir